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Homens e Meninos

O desafio da universalização de água e esgoto até 2033, exigirá investimentos de 750 bilhões de reais, sendo 70% em esgoto e 30% em água. Isto significa quadruplicar os investimentos dos últimos anos.

A retomada dos investimentos começou no último trimestre de 2020 nos estados de Alagoas, Espírito Danto, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e mais recentemente em abril/2021 o emblemático leilão da CEDAE.

Outros virão ainda em 2021 e 2022,segundo o BNDES, o estruturador destas modelagens que tem atendido as expectativas dos estados e do mercado.

Neste atual contexto acredito que seja possível um exercício de futurologia sobre o comportamento do mercado nos próximos 5 anos. Sem dúvida caminharemos para um maior equilíbrio entre públicos e privados.

No meu entender existirão 9 perfis de players compondo este novo mercado.

Existirão 9 perfis de players compondo o novo mercado do saneamento nos próximos 5 anos, a saber:
1-Tradicionais: possuem concessões de grande porte e participaram das licitações nos últimos meses
2-Intermediárias: possuem concessões de médio porte e tem como foco municípios em média de até 200mil habitantes.
3-Novos velhos players: grupos empresariais atingidos pela Lava Jato que retornam com nova identidade e em parceria com novos entrantes.
4-Empresas prestadoras de serviços ambientais
5-Empresas concessionárias de serviços públicos nos setores de energia, rodovias e telecomunicações.
6-Companhias estaduais: lembrando que 80%tem baixa capacidade de investimento e grandes demandas a serem atendidas nos seus estados.
As demais terão dificuldades jurídicas e políticas mas…
7-Entrantes da Construção Civil de porte médio visando municípios, prioritariamente em consórcios.
8-Empresas operadoras internacionais-aguardarão uma visão mais clara dos aspectos político e institucional no Brasil e do mercado financeiro mundial
9-Fundos: já presentes, seja de private equity ou de investimentos, na maioria das operadores Tradicionais.

Em resumo teremos necessidade de grandes investimentos e a certeza de que não somos mais a “noiva desejada” dos anos 80 e 90 e sim caminhando para a revelação de como este mercado será dividido entre Homens e Meninos.

Newton Azevedo